Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cidadão de Portugal

Cidadão de Portugal

13 de Novembro, 2020

Porquê entre as 23h e as 05h e as 13h e as 08h?

Cidadão Português

mesa de familia com comida.jpg

 

Acredito que muitos não conheçam as ruas das vossas cidades entre as 23 e as 05, acredito que outros as conheçam mecanicamente em caminhos de regresso a casa ou em viagem acidentais por necessidades urgentes ou compromissos inadiáveis, acredito que não conheçam os exemplares da espécie humana que circulam a essas horas, mas acontece que as mascaras simplesmente desaparecem. Parece um mundo diferente daquele que enfrentamos durante o dia. Os centros das cidades são ocupados por gente que se quer divertir, por gente que realmente se diverte recorrendo a bebida e drogas, os hotéis vivem de encontros completamente indetetáveis se for necessário rastreamento, muitos cafés fecham-se entre portas com a clientela dentro em espaços exíguos.

A questão não está só nos comportamentos, está também na dificuldade de identificar cadeias de transmissão, de notificar os contactos recentes, o que permite que o vírus circule quase indetetável até que encontra alguém que desenvolve sintomas.

Aos fins de semana, almoços e jantares em família, avós com netos, tios com sobrinhos, cunhados e cunhadas.

Os perigos existem e estão claramente identificados. Os nossos comportamentos tanto podem ser os melhores amigos do vírus como os seus mortais inimigos.